Exame periódico Guarulhos: O que é avaliado

Exame periódico Guarulhos: O que é avaliado

Fazer exame periódico Guarulhos é indicado para monitorar a saúde dos funcionários que estão empregados há algum tempo.

O objetivo principal é verificar se as funções diárias, a postura e o dia a dia do trabalho estão afetando de alguma forma o bem-estar dos trabalhadores.

Empresas de Guarulhos e região precisam ter uma prestadora de serviço em medicina do trabalho que possa fazer os testes periódicos e assumir essa análise laboral.

O que é avaliado no exame periódico Guarulhos

Quando uma empresa envia o colaborador para o exame periódico, o médico do trabalho fará algumas avaliações de acordo com a função que ele exerce.

Nessa consulta, o profissional da saúde fará um exame clínico que é composto por:

Anamnese e avaliação física

Nesse caso, será avaliado o histórico de saúde desse profissional, onde são coletados informações de sintomas e condições de trabalho.

Essa análise é ideal para identificar os riscos ocupacionais e se eles são evidentes ou latentes no trabalhador. Funções repetitivas e riscos ergonômicos também são avaliados.

Teste físico

Outra análise feita pelo médico engloba a observação visual do paciente, para inspeção de postura e estrutura corporal. Nessa fase também pode ser feito palpação para reconhecer alterações na anatomia. Pequenos toques no corpo (percussão) para estimular a emissão de sons característicos é outra análise feita, caso o médico julgue necessário, assim como a ausculta para analisar os sons emitidos pelo organismo.

Exames complementares

Depois dessas duas etapas, a empresa que faz exame periódico Guarulhos pode solicitar exames complementares para fechar um diagnóstico ou descartar suspeitas. Nesses casos são exames como audiometria, hemograma, raio X, eletrocardiograma, teste ergométrico, entre outros.

Quando o exame periódico deve ser feito

Os intervalos dos exames periódicos são determinados de acordo com o grau de risco em que o trabalhador está exposto.

Empresas com grau de risco 1 ou 2 devem enviar seus funcionários com idades entre 18 e 45 anos para esta avaliação a cada dois anos.

Funcionários dessas mesmas empresas com menos de 18 ou mais de 45 anos devem ser avaliados a cada 12 meses.

Em empresas com grau de risco de 3 ou 4, onde os riscos são maiores, devem enviar seus colaboradores para avaliações anuais.

Funcionários com males crônicos, de qualquer idade, devem ser avaliados semestralmente.

A equipe da prestadora de serviços em medicina do trabalho que faz exame periódico Guarulhos pode ajudar sua empresa a controlar essas sequências de exames. Entre em contato com a Evydence e saiba como proceder.

Dúvidas?
Entre em contato conosco!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Evydence Medicina e Segurança do Trabalho www.evydence.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×